quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

BLINIS

Esta é outra receita que fizemos muito em nossa casa. Usava-a no aparelho de waffles e ela fica crocante e deliciosa. Mas pode ser frita como panqueca, também. Vale a pena!
É uma receita de origem russa. Por lá as pessoas comem com mel ou geleias, ou arenque ( espécie de peixe defumado), mas seu par perfeito é caviar e creme de leite azedo. Esta receita e estas informações foram retiradas da revista Claudia Cozinha de Fevereiro de 1990, pag. 32/33.

Esta quantidade dá para fazer 1 Kg de Blinis

1/2 litro de leite - 500 ml
15 gramas de fermento em tablete
1 ovo inteiro - 65g
30 g de manteiga ou margarina
sal e açúcar a gosto
Farinha de trigo ( mais ou menos 1/2 Kg)

Esquente o leite até atingir 40°. Retire do fogo, jogue o ovo inteiro, o fermento e misture bem. Adicione em seguida a manteiga, os demais ingredientes e por último a farinha de trigo, até ficar uma mistura na consistência de creme de leite. ( é bem mole). Cubra com um guardanapo e deixe repousar por 1 hora. Mas, nesse meio tempo, mexa a mistura pelo menos 3 vezes para a massa "descer". Pegue uma frigideira,  unte-a só para não grudar, e frite os blinis como se fossem "panquecas". Ou, se você tiver o aparelho de fazer waffles, use a massa nele. Fica perfeito. Crocante, delicioso, e acompanha qualquer tipo de recheio de sua preferência.
Temos "aqui" algumas sugestões de recheio que cabem perfeitamente com o blinis também. A foto também é da mesma revista citada.
Dica: Eu bato tudo no liquidificador. Só que, desta forma cresce muito rápido e precisa ir baixando a massa toda hora para não cair do copo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário