Estamos, pela segunda vez, tendo a oportunidade de aplicar nosso projeto "A gente come lá em casa", na escola, desta vez na Escola Idalina, embora com outra denominação "Alimentação, saúde e bem estar", uma vez que a eletiva já estava em andamento.
Na primeira semana fizemos o acolhimento para conhecer os alunos e quais eram as suas expectativas nessa continuidade da eletiva, e combinamos de fazer, na semana seguinte, o bolo da felicidade, cuja receita se encontra no final deste post.
Foi muito interessante o processo, pois cada um cumpriu com sua responsabilidade na oferta dos ingredientes e cada um já foi assumindo um lugar na preparação do bolo que envolvia uma parte de maior dificuldade, no caso, ralar as cenouras. Tudo correu com tranquilidade, numa verdadeira linha de montagem, mesmo que não tivéssemos alinhavado previamente o que cada um deveria fazer. Esta atitude colaborativa dos alunos, veio reforçar um conceito que estamos desenvolvendo em outros trabalhos, chamado "estigmergia" que se inspira no trabalho das formigas que, mesmo sem um sistema emergente auto-organizado, comunicam e colaboram entre si. Mais detalhes veja aqui.
No final, saboreamos essa delícia, que além de tudo é muito rica em nutrientes...Bem, ela tem um pecadinho, ...o açúcar e o requeijão! Mas, ninguém é de ferro, não é mesmo?!..
Não perca, também, as memórias afetivas advindas de bons momentos que os alunos tiveram com suas famílias, neste outro post.
Agora a receita do Bolo da Felicidade, que, na verdade, chama-se Bolo D. Eleotera. Colocamos esse apelido no bolo porque temos uma história com ele. Um dia, uma amiga muito querida nos homenageou, em nosso aniversário com esse delicioso bolo, e foi realmente um momento de felicidade, pois não esperávamos e tornou-se uma grande surpresa.
1/2 kg de cenoura ralado no ralo grosso
2 x chá de trigo
2 x chá de açúcar
1 x chá de óleo
4 ovos
2 colheres de chá de bicarbonato
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de chá de canela em pó
1 pitada de sal
1/2 x de nozes picadas
1/2 x de passas
Recheio e cobertura
2 copos de requeijão gelado
1/2 x de chá de açúcar
2 colheres de chá de baunilha
Preparo
Bater bem o óleo e o açúcar, na mão mesmo
Juntar os ovos e continuar batendo
Juntar os outros ingredientes, mexendo com o fuê.
Despeje na forma untada e polvilhada
Assar uns 40 minutos
Cada um conhece seu forno. No meu, asso em 30 minutos
Agradecimentos super especiais a Cauê Henrique Possignolo do Prado, aluno da Escola Idalina que se encarregou da produção e edição dos vídeos e de toda parte fotográfica do Projeto.
Agradecimentos também à coordenação da Escola Idalina profª Beatriz que acreditou e incentivou esse trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário