segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

BOLO DE CAFÉ COM ESPECIARIAS

Embora a mistura de sabores o bolo é delicado e necessita fechar os olhos para sentir os aromas sutis. É bolo para fazer sucesso! Desde a primeira vez que fiz marcou presença na família e por onde passou!

2 xícaras e 1/4 de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
3/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/3 de xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
1/3 xícara de mel
1 1/2 colher (chá) de casca de laranja ralada
1/2  xícara de café forte frio
1/2 xícara de castanhas do pará picadas
Misture a farinha com o fermento, o bicarbonato e as especiarias.
Numa vasilha à parte bata a manteiga e o açúcar. Acrescente os ovos, sem bater, mexendo para misturar. Acrescente o mel e a casca de laranja.
Bata bem, junte o café alternadamente com a mistura de farinha, batendo até que a massa esteja lisa e cremosa. Acrescente as castanhas e despeje numa forma de bolo inglês bem untada. Asse em forno moderado.
Depois de desenformado se quiser acrescente cobertura de chocolate:
Para a cobertura:
2 colheres de manteiga
5 colheres de leite
5 colheres de açúcar
2 colheres de chocolate do padre
Leve ao fogo para que engrosse um pouco e jogue por cima do bolo.


Esta receita foi postada originalmente na Revista "Claudia Cozinha" de Junho de 1990. Aliás, este era um encarte da Revista Claudia e era excelente. Dava dicas preciosas de cozinha, de como receber bem, receitas conectadas àquele tempo. Sim, parece que não, mas as receitas também têm seu tempo. Só para citar um exemplo, naquela época servir coquetel de camarão como entrada, era um Hit. Hoje, parece que não faz mais sentido, parece que já não agrada tanto. Por que? Penso que tem a ver com costumes, novos hábitos que vamos adquirindo, novas maneiras de apresentar um prato, novos ingredientes que se vai experimentando. Acredito que esta "onda" atual de programas de TV com chefes de cozinha, vai aprimorando os paladares e sofisticando-o. Ou, ao mesmo tempo, simplificando. Um toque de "chef" pode transformar um prato em "magia". Nossa família, por exemplo, tinha um mágico. Mas esta já é outra história que você pode conferir "aqui".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...