sexta-feira, 25 de junho de 2021

A GENTE COME NA ESCOLA - Escola Irene de Assis Saes

 O dia de ontem foi muito especial para mim e para a professora Regina Galante, minha parceira na criação e execução do projeto "A Gente Come Lá em Casa", que neste ano está sendo aplicado na Escola Irene de Assis Saes, na Cidade de Santa Bárbara D'Oeste/SP.

Ela professora de História, eu de Arte, mergulhamos de cabeça nele, e nos empolgamos com cada etapa, pois vimos aí uma possibilidade de contar um pouco sobre os processos migratórios havidos nas famílias de cada aluno, e num contexto mais amplo, no Brasil, e do quanto isso pode ter influenciado nossas vidas.

Após um mapeamento junto aos alunos sobre as suas origens materna e paterna, verificamos que uma boa parte deles vinha do Estado de Minas Gerais, e aproveitamos para contar um pouco sobre a História colonizadora mineira, sua arquitetura de origem iminentemente portuguesa barroca, a importância dos tropeiros nos processos logísticos do ouro, os patrimônios materiais e imateriais tombados nessas cidades históricas, a importância da salvaguarda desses patrimônios pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural Nacional) e as possibilidades que cada pessoa tem de exercer sua cidadania junto a este órgão e junto aos patrimônios.

O que mais nos empolgou foi que cada assunto abordado possibilita outros desdobramentos igualmente importantes e enriquecedores.

Antes disso, e não menos importante desenvolvemos uma receita que remete às Minas Gerais e ao seu Patrimônio Cultural Imaterial: "o pãozinho de queijo". Contudo por questões de tempo, optamos por fazer o pãozinho de queijo de frigideira, pela sua versatilidade e que poderá, eventualmente, resolver o problema do aluno para um lanche rápido, ou café da manhã, cuja receita segue abaixo


1 ovo

2 colheres de polvilho (doce e azedo), mas pode ser só um ou só outro. Optamos sempre por misturar os polvilhos, pois um dá maciez em seu interior, outro dá crocância na parte externa.

sal à gosto

2 colheres de qualquer queijo ralado. Nós optamos pelo provolone e parmesão.

Só isso!

Aí é só bater o ovo, bem batido para tirar seu odor, acrescentar os demais ingredientes e fritar como panqueca.


Cada aluno bateu e fritou seu pãozinho, graças a colaboração e gentileza que tivemos por parte da direção da escola e administração da cozinha.

Este pãozinho é gostoso fritar e comer imediatamente, mas abrimos mão de comer de imediato, para que cada um pudesse fritar o seu, para depois comermos todos juntos e confraternizarmos, com direito à mesa posta e Ikebana, como centro de mesa, uma delicadeza da Regina.

Como acompanhamento optamos por um delicioso preparado de açafrão, cujas propriedades ante-  inflamatórias explicamos aos alunos.

Na sequência fomos até a horta da escola e cada aluno plantou uma raiz de açafrão, cujo acompanhamento de seu ciclo produtivo será acompanhado.

E, para homenagear os alunos de ascendência italiana, em outro momento fizemos pizza. Para a massa fizemos metade com farinha de trigo branca, metade com farinha de trigo integral. Uma delícia e muito mais nutritiva. A receita dela você encontra aqui. É uma receitinha super rápida que desenvolvemos para ocasiões que se tem pressa e não se tem tempo de esperar a massa crescer.

 O vídeo abaixo usamos para a culminância









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...