quarta-feira, 21 de junho de 2023

A Gente come na Escola - Escola Idalina

Estamos, pela segunda vez, tendo a oportunidade de aplicar nosso projeto "A gente come lá em casa", na escola, desta vez na Escola Idalina, embora com outra denominação "Alimentação, saúde e bem estar", uma vez que a eletiva já estava em andamento. 

Na primeira semana fizemos o acolhimento para conhecer os alunos e  quais eram as suas expectativas  nessa continuidade da eletiva, e combinamos de fazer, na semana seguinte, o bolo da felicidade, cuja receita se encontra no final deste post.

Foi muito interessante o processo, pois cada um cumpriu com sua responsabilidade na oferta dos ingredientes e cada um já foi assumindo um lugar na preparação do bolo que envolvia uma parte de maior dificuldade, no caso, ralar as cenouras. Tudo correu com tranquilidade, numa verdadeira linha de montagem, mesmo que não tivéssemos alinhavado previamente o que cada um deveria fazer. Esta atitude colaborativa dos alunos, veio reforçar um conceito que estamos desenvolvendo em outros trabalhos, chamado "estigmergia" que se inspira no trabalho das formigas que, mesmo sem um sistema emergente auto-organizado, comunicam e colaboram entre si. Mais detalhes veja aqui.

No final, saboreamos essa delícia, que além de tudo é muito rica em nutrientes...Bem, ela tem um pecadinho, ...o açúcar e o requeijão! Mas, ninguém é de ferro, não é mesmo?!..

Não perca, também, as memórias afetivas advindas de bons momentos que os alunos tiveram com suas famílias, neste outro post.


Agora a receita do Bolo da Felicidade, que, na verdade, chama-se Bolo D. Eleotera. Colocamos esse apelido no bolo porque temos uma história com ele. Um dia, uma amiga muito querida nos homenageou, em nosso aniversário com esse delicioso bolo, e foi realmente um momento de felicidade, pois não esperávamos e tornou-se uma grande surpresa.

1/2 kg de cenoura ralado no ralo grosso
 2 x chá  de trigo
 2 x  chá de açúcar
 1 x chá  de óleo
  4 ovos
  2 colheres de chá de bicarbonato
  2 colheres de chá de fermento
  2 colheres de chá de canela em pó
  1 pitada  de sal
  1/2 x de nozes  picadas
  1/2 x de  passas


                 Recheio  e cobertura

    2 copos de requeijão gelado
    1/2 x de chá  de açúcar
    2 colheres de chá de baunilha
           
                 Preparo

  Bater bem o óleo e o açúcar, na mão mesmo
  Juntar os ovos e continuar batendo
  Juntar os outros ingredientes, mexendo com o fuê.
  Despeje na  forma untada e polvilhada
  Assar uns 40 minutos
  Cada um conhece seu forno. No meu, asso em 30 minutos


Agradecimentos super especiais a Cauê Henrique Possignolo do Prado, aluno da Escola Idalina que se encarregou da produção e edição dos vídeos e de toda parte  fotográfica do Projeto.

Agradecimentos também à coordenação da Escola Idalina profª Beatriz que acreditou e incentivou esse trabalho.




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...